A importância da identificação bacteriana

10 de junho de 2022
Qualys-2022-junho-micro-clube-RapID-01-capa

A detecção e identificação microbiana são essenciais, seja no segmento clínico, alimentício ou farmacêutico.

A avaliação do crescimento ou inibição de bactérias e leveduras, características morfológicas das colônias e produção de odor em determinados meios de cultura, nos fornecem uma identificação presuntiva. Os testes bioquímicos estão entre os principais testes para a identificação específica e confirmatória desses microrganismos. Através deles é possível saber o tipo de substrato utilizado, enzima produzida e o produto do metabolismo bacteriano, por exemplo.

No segmento clínico, a identificação de bactérias e leveduras possibilita detectar o patógeno causador de infecção ou colonização, havendo melhor conduta terapêutica com a identificação seguida do teste de suscetibilidade a antimicrobianos.

Determinadas doenças podem ser ocasionadas por ingestão de alimentos contaminados. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a cada ano ocorrem cerca de 600 milhões de casos de doenças causadas por alimentos contaminados por bactérias e outros agentes. Quando se trata de produtos farmacêuticos, a exigência de qualidade microbiológica varia conforme as vias de administração. Assim, indústrias de alimentos, cosméticos ou medicamentos, por exemplo, dependem de ambientes controlados e por isso o controle ambiental e microbiológico é fundamental para a segurança, qualidade dos processos e eficácia no controle de contaminação por microrganismos que possam afetar a qualidade e segurança dos produtos produzidos.

Diante do crescimento bacteriano exponencial e da patogenicidade, é fundamental a identificação (ID) dos microrganismos de forma rápida, simples e precisa, uma vez que o aumento no tempo para se obter a ID torna-se crítico e impacta a conduta clínica ou a qualidade dos produtos fabricados.

A identificação tradicional requer 24-48 horas, utilizando reações de fermentação do carboidrato, dependente do crescimento do microrganismo.

Sistema Thermo Scientific™ RapID™

O Sistema Thermo Scientific™ RapID™ utiliza tecnologia de enzimas, com substratos convencionais e cromogênicos, para reduzir o tempo de resultado. As reações bioquímicas são interpretadas através do software ERIC™.

  • One-step (único passo)
  • Resultados em 4 horas
  • Identificação a nível de gênero e espécie
  • Não requer crescimento do microrganismo por 24 horas ou mais
  • Não requer leitor adicional

Os painéis incluem: Enterobacteriaceae, Não-fermentadores, Corynebacterium, Neisseria-Haemophilus, anaeróbios, isolados do trato urinário, estafilococos, estreptococos, levedura, entre outros.

São mais de 400 organismos

Através do microcódigo gerado na leitura, o software ERIC™ (Eletric RapID Compendium) realiza a interpretação do resultado e, com uma base de dados eletrônica podendo ser acessada até mesmo sem conexão de internet, fornece o bioscore, taxonomia, detalhes do isolado e informações sobre a espécie identificada, auxiliando nas decisões do laboratório.

O RapID™ aumenta a produtividade, proporciona respostas rápidas, economiza tempo e custos, diminuindo a repetição de testes.

Nosso objetivo é fornecer produtos da mais alta qualidade, serviço excepcional, entrega rápida e excelente suporte técnico para superar suas expectativas.

 

Entre em contato com a Qualys Diagnósticos.